Equipamento para medição de qualidade da internet é distribuído.
'Whitebox' será instalado na casa dos voluntários do projeto da Anatel.
Testes começarão a ser feitos no RJ, em SP e em MG, inicialmente.
'Whitebox' é caixa que irá monitorar qualidade da
banda larga na casa do usuário (Foto: Divulgação)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a distribuir os equipamentos para a medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil. Voluntários do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais serão os primeiros a medir a qualidade do serviço pois reúnem maior número de inscritos no programa e que já realizaram testes de velocidade em suas conexões.
Eles receberão o equipamento chamado "whitebox", que será conectado ao modem para realizar a medição. A agência afirma que o resultado dos testes permitirão a a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço.
Segundo a Anatel, o plano amostral distribui voluntários por Estado, prestadora e faixa de velocidade contratada com o objetivo de verificar a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário. Em todo o país, 12 mil pessoas serão selecionadas como voluntárias para a medição da qualidade da banda larga. Para atingir esse número, A Anatel estima que seja necessária uma base de dados com cerca de 120 mil cadastros.
Os interessados em se voluntariar para os testes da qualidade da banda larga devem realizar uma inscrição pelo site "www.brasilbandalarga.com.br". Após a inscrição, o candidato recebe um e-mail da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) para a realização de um teste de velocidade na internet. Após o teste, é realizado um sorteio para a definição dos voluntários.
A Anatel afirma que quem não for escolhido agora, poderá ser sorteado em uma próxima etapa do projeto, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários. Podem participar todos os usuários - pessoas físicas ou jurídicas - que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome. Apenas funcionários das empresas analisadas não poderão ser voluntários.
Os voluntários não tem nenhum gasto com a instalação do "whitebox" e também não serão remunerados para participar do projeto.
Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.
FONTE: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/10/equipamento-para-medicao-de-qualidade-da-internet-e-distribuido.html - 16/10/2012 15h33 - Atualizado em 16/10/2012 15h37
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À MAPA ENGENHARIA